Close

Blog

10 de Maio de 2021

Gallery Wall: valorize ambientes por meio da arte

gallery wall
Conheça mais sobre o gallery wall e saiba como aplicar essa técnica de decoração em sua casa. Foto: Reprodução/Unsplash

Já pensou em transformar sua casa em uma galeria de arte? Isso é possível por meio da gallery wall, uma técnica de decoração que consiste em preencher uma parede com diferentes objetos. Assim, quadros, pinturas, fotografias, espelhos, pôsteres, letreiros e outros itens podem transformar aquela superfície em uma exposição artística!

Achou interessante? Quer saber mais? Então, continue lendo que vamos te explicar melhor agora como e onde fazer sua própria gallery wall!

Escolha um espaço

O primeiro passo para montar sua gallery wall é escolher onde você irá fazê-la. A verdade é que qualquer parede pode servir como uma galeria de arte, seja da sala, cozinha, quartos, lavabo, corredores ou escada. O ideal, porém, é que seja um espaço de destaque.

Quais itens usar?

Da mesma forma, para escolher os materiais que irão compor sua exposição, não existe muita regra. Desde que tenha a ver com você, seu estilo e personalidade, qualquer item pode fazer parte da decoração.

Para que a sua gallery wall fique harmônica, você pode definir tema, cor, linhas, formas ou estilo de pintura. Assim, os itens que conversarem entre si dentro daquele tópico definido estarão aptos a preencher sua parede.

A técnica também não se resume ao uso apenas de quadros, fotos ou espelhos. Dessa forma, usando a criatividade, você pode inserir diversos objetos na sua parede, como chapéus, livros, pratos ou esquadrias.

Construindo a gallery wall

Existem diversas possibilidades de construção para uma gallery wall. Abaixo, vamos apresentar algumas das principais. Aliás, uma dica é dispor os elementos em uma distância que varie de 5 a 15 centímetros: mais que isso, a composição perde o caráter de unidade.

Alinhamento clássico

Essa é a forma mais comum de organizar os elementos. Desse modo, os objetos são organizados por padrão de tamanho e colocados lado a lado. Essa é uma organização que preza a simetria, a linearidade e o seguimento de uma paleta de cores.

Pluralidade de tamanhos

Esse tipo de organização busca misturar elementos de diferentes tamanhos e formatos e proporciona um resultado dinâmico e moderno. Para não errar na hora da montagem, uma dica é dispor os elementos que você pretende utilizar no chão e fazer um teste antes de aplicar na parede. Assim, você pode estudar melhor onde cada peça vai ficar. 

Outra possibilidade é fazer moldes do tamanho dos quadros e ir posicionando na parede. Eles podem ser feitos com papel craft e aplicados na parede com fita.

Prateleiras

O uso de prateleiras é uma excelente ideia para quem quer fazer uma gallery wall, mas tem receio de danificar a parede pendurando uma série de itens. Aliás, é também uma opção muito útil para quem quer ter mais liberdade de reorganizar os itens e mudar a decoração com mais frequência. 

Uma dica para esse modelo de organização é utilizar peças de formatos variados, para dar uma ideia de quebra de sequência. Além disso, você também pode explorar diferentes materiais e texturas.

Neste post, apresentamos a gallery wall e seu poder de transformar a decoração dos mais diversos ambientes. Se você se interessa por decoração, pode também dar uma olhada no nosso texto sobre minimalismo. Para mais dicas e curiosidades, continue de olho em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *