Close

Imprensa

22 de Maio de 2021

Manutenção preventiva evita problemas no imóvel durante o inverno

Problemas estruturais podem ocasionar em infiltrações durante o inverno

Por Porllanne Santos

Há um mês da chegada oficial do inverno, proprietários de imóveis devem estar atentos para as necessárias manutenções. Telhas trincadas, rachaduras nas paredes, goteiras na laje… Estes são alguns dos problemas mais recorrentes em edificações no período chuvoso, que resultam na umidade do imóvel e nas temíveis infiltrações.

Além de estragar o visual, as infiltrações e rachaduras mal resolvidas podem resultar em problemas estruturais na casa, com a entrada progressiva de água no forro e nas paredes. A situação pode até se tornar uma questão de saúde, já que o ambiente úmido facilita a proliferação de fungos, aumentando a ocorrência de rinites e outras alergias.

Para evitar tamanho transtorno e garantir que sua casa esteja sempre aconchegante e quentinha, mesmo no inverno, é importante realizar a manutenção preventiva do imóvel. O engenheiro Johnson Pinto, da Colil Construções, ressalta o quanto este simples hábito pode evitar maiores dores de cabeça.

“Realizar manutenções preventivas no imóvel garante melhor desempenho da edificação e aumenta a vida útil da mesma, além de garantir a segurança do lar. Esta prevenção vai evitar que sua casa se torne num verdadeiro canteiro de obras, caso o problema se instale e acabe tomando proporções maiores”.

A manutenção é necessária também em empreendimentos verticais que, neste caso, cabe ao condomínio a responsabilidade. “Já tivemos casos de vermos condomínios com toda área da garagem, no subsolo, alagada após fortes chuvas. Imagina os transtornos para os proprietários dos veículos que estavam estacionados lá. Em pensar que tudo poderia ter sido evitado, caso houvesse a manutenção e testagem regular das bombas do poço de águas servidas do empreendimento”, citou.

O engenheiro ressalta ainda que tais manutenções estão previstas na Norma de Desempenho de Edificações, que obriga proprietários e condomínios a realizarem fiscalizações preventivas, seguindo as diretrizes da NBR 14037/2011.

Johnson explica em tópicos a que os proprietários devem estar atentos, confira:

• Limpar todos os ralos e calhas, em caso de empreendimentos verticais, atenção aos pavimentos subsolo, pilotis, garagens e cobertas;
• Testar e realizar manutenção regularmente das bombas do poço de águas servidas, localizadas no subsolo do empreendimento;
• Fazer revisão geral do gerador de energia da edificação;
• Solicitar à prefeitura a manutenção das galerias de águas pluviais, bocas de lobo ou outros dispositivos de drenagem, para evitar alagamentos;
• Em caso de telhados, revisar todas as telhas e, se necessário, substituir as danificadas;
• Em caso de laje de coberta impermeabilizada, prever a manutenção em todos os ralos de drenagem e verificar possíveis falhas no sistema de impermeabilização com manta asfáltica;
• Revisar todo o rejuntamento ou revestimento cerâmico da fachada, como também as juntas de movimentação ou dilatação;
• Verificar sistemas de para-raios, no topo e no entorno da edificação da coberta;
• Prever que todas as iluminações de emergência estejam em funcionamento;
• Fazer as revisões preventivas no sistema de vedação de janelas, esquadrias de alumínio e vidro;
• Realizar podas de árvores no entorno ou dentro dos empreendimentos.

O engenheiro alerta ainda sobre o momento exato das manutenções. “Não adianta fazer quando o inverno chegar. Como o nome já diz, é uma manutenção preventiva, que deve ser realizada para evitar o problema. Por tanto, recomenda-se que estas manutenções sejam realizadas com um mês de antecedência do período chuvoso”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *