Close

Blog

14 de junho de 2021

Dicas Colil: como criar um ambiente aconchegante?

colil
As plantas e as cores neutras ajudam a criar um ambiente aconchegante. Foto: Reprodução/Unsplash

Aqui na Colil, uma de nossas preocupações é projetar todos os espaços dos nossos empreendimentos para que sejam aconchegantes. Afinal, quem não gosta de entrar num ambiente e se sentir abraçado, acarinhado por cada detalhe que faz parte dele?

Considerando nossa expertise no assunto, preparamos este post para compartilhar com você algumas dicas preciosas. Por isso, quer saber quais aspectos considerar na hora de decorar e mobiliar? Continue lendo esse post!

Dicas Colil para criar um ambiente aconchegante

Para deixar seus espaços aconchegantes, primeiro é necessário entender o que significa aconchego e conforto para você. Afinal, cada pessoa costuma ter opiniões e visões diferentes sobre os mesmos elementos. 

Aliás, aconchego e conforto estão ainda completamente ligados aos nossos sentidos: visão, tato, olfato, audição e paladar. Portanto, mais uma dica para você na hora de pensar nesses ambientes!

Criar ambientes aconchegantes é uma preocupação da Colil ao desenvolver os projetos. Abaixo, nós explicamos em detalhes alguns aspectos que merecem a sua atenção. Confira!

Paleta de cores

Certamente você já deve ter reparado que as cores são capazes de transmitir diversas sensações. Isso vale para as roupas, objetos, enfim… Toda e qualquer superfície. Assim, a escolha de uma paleta de cores assertiva para cada tipo de pessoa é ideal na hora de criar ambientes aconchegantes.

Nesse sentido, saiba que as cores quentes transmitem energia, movimento e vibração. Já as cores neutras proporcionam sensação de frescor e amplitude. De acordo com essas informações, a preferência deve ser a aplicação de cores quentes em áreas de convívio e espaços comuns, enquanto as cores neutras devem ser aplicadas em ambientes mais íntimos, que exijam foco e concentração.

Iluminação

A iluminação é outro fator que contribui para criar um ambiente aconchegante. Dessa forma, o ideal é espalhar luminárias por diferentes cantos de um cômodo, a fim de criar um jogo de luzes e sombras. 

Assim sendo, você pode investir em balizadores para criar caminhos iluminados pela casa, arandelas para destacar elementos afixados em paredes, spots embutidos, além de abajures, candelabros e castiçais para iluminar a mobília e itens de decoração específicos. 

Além disso, fique de olho na intensidade e temperatura da luz. A potência deve ser proporcional ao tamanho do seu cômodo e a escolha por luz branca ou amarela deve ser planejada para levar mais conforto.

Integre a natureza ao espaço

Sem dúvida, nada é mais aconchegante do que a sensação de estar ligado à natureza. Portanto, inclua elementos naturais na construção dos seus espaços.

Assim, você pode incluir plantas, seja em vasos no chão, sobre a mobília ou pendentes no ambiente. No entanto, antes de trazer as espécies para casa, procure saber quais são as necessidades de cada uma delas: pouca ou muita luz, pouca ou muita água, entre outras.

Além disso, você pode também inserir pequenas fontes, assim como cascas, conchas, pedras e até galhos na decoração.

Aromatizantes

Ainda que num primeiro momento você considere a visão e o tato ao entrar num ambiente e definir se ele é aconchegante, o olfato também contribui fortemente para criar essa sensação. Dessa forma, uma dica é utilizar aromatizantes para compor ambientes acolhedores.

Aliás, existe uma variedade de fragrâncias que podem ser usadas. Elas vão desde as mais tradicionais, como as de flores e ervas, como também as de alimentos, entre as quais podemos incluir café, frutas e até mesmo pães e biscoitos, perfeitas para a cozinha!


Bom, essas foram as dicas Colil de como criar um ambiente aconchegante! Quer mais conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter e receba com exclusividade no seu e-mail! E, claro, continue de olho aqui no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *