Close

Blog

19 de julho de 2021

6 dicas de iluminação para valorizar seus ambientes

dicas-de-iluminação
Confira dicas de iluminação para valorizar seus ambientes. Foto: Reprodução/Envato

Pensando em mudar a cara de algum cômodo na sua casa? Que tal começar conferindo algumas dicas de iluminação? Afinal, quando bem planejada e empregada, a iluminação é capaz de valorizar os ambientes de um imóvel, tornar-se parte da decoração e ainda transmitir diversas sensações, como o conforto.

No entanto, existem diversas possibilidades na hora de planejar suas luzes. Luz branca ou amarela? O que utilizar: abajures, luminárias ou lustres? 

Pensando nisso, separamos aqui 6 orientações para você melhorar a percepção dos seus espaços e fazer com que os visitantes se apaixonem por eles! Confira a partir de agora!

1. Planeje o que fazer

Primeiramente, observe o espaço que pretende iluminar e planeje o que pretende fazer. É preciso pensar, por exemplo, na destinação que o cômodo terá para entender o objetivo da luz ali.

Isso tudo vai ajudar a identificar se será preciso uma iluminação mais intensa ou mais branda, se serão necessários pontos de luz ou uma iluminação mais geral, entre outros aspectos. Aliás, um auxílio profissional é de grande ajuda nesse momento. Por isso, considere contratar um arquiteto ou decorador de interiores.

2. Considere a decoração

Além do próprio efeito da iluminação, as luminárias, abajures e arandelas acabam também fazendo parte da decoração. Por isso, não devem destoar dos outros itens presentes no espaço. 

Portanto, fique atento ao material do qual é feito esses objetos de iluminação, ao formato, se produzem sombras ou ocupam espaço desproporcional ao disponível no cômodo. Além disso, observe se o estilo está de acordo com o restante do ambiente.

3. Escolha a cor da luz

Outra dúvida frequente é sobre a cor da luz a ser utilizada. As luzes mais amareladas se encaixam perfeitamente em ambientes destinados ao descanso e que precisam ser mais aconchegantes. Por isso, são perfeitas para varandas, quartos e salas.

Já as luzes brancas são indicadas para ambientes como cozinha, banheiro e escritório. Afinal, nesses locais, é necessária uma visibilidade maior, além de mais foco na atividade a ser praticada.

4. Use iluminação indireta

A luz indireta é mais difusa e cria pequenos pontos de luz. Assim, ela funciona bem para destacar um elemento específico do espaço, como um móvel, quadros ou esculturas, ao mesmo tempo em que iluminam todo o ambiente de maneira sutil.

Nesse sentido, abajures, luminárias de piso e arandelas são itens que podem ajudar a criar esse efeito e destacar um pedaço da parede, um jardim ou criar um canto específico para leitura. Além disso, esses elementos combinados contribuem para criar um cômodo mais intimista.

5. Fitas de LED

Para quem quer criar um ambiente mais cênico, as fitas de LED são uma excelente opção. Elas ocupam pouquíssimo espaço, podendo ser aplicadas em estantes, prateleiras, nichos ou mesmo na cozinha. 

Sem dúvida, são bastante versáteis, uma vez que podem ficar dispostas de diferentes formas, estão disponíveis no mercado nas mais variadas cores e ainda apresentam uma boa durabilidade.

6. Cuidado com o ofuscamento

Se o seu ambiente conta com muitos espelhos e superfícies lisas e claras, você deve ficar atento ao efeito de ofuscamento. Ele acontece quando a luz aplicada no espaço reflete nessas superfícies e atingem diretamente o olho humano, provocando incômodo.

Portanto, planeje com cuidado onde irá inserir pontos de luz e, se possível, peça ajuda a um profissional.
Bom, essas foram as nossas 6 dicas de iluminação artificial para você valorizar seus ambientes. Mas você sabia que a luz natural também possui efeito importante nos cômodos? Entenda mais sobre isso lendo nosso texto sobre iluminação natural!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *