Close

Blog

4 de outubro de 2021

Descubra as vantagens de um quarto montessoriano

quarto-montessoriano
Conheça as vantagens de ter um quarto montessoriano para o seu filho. Foto: Reprodução/Envato

Você já ouviu falar no quarto montessoriano? A ideia dele é alinhar a estrutura do quarto da criança (planejamento, concepção, móveis e decoração) ao método de educação montessoriano, criado pela médica e educadora Maria Montessori (1870-1952).

Dessa forma, o objetivo é promover um melhor desenvolvimento de diversas habilidades importantes. Quer saber mais sobre as vantagens de ter um quarto montessoriano? Então, continue lendo esse post até o fim que vamos explicar tudo para você!

O método montessoriano

Montessori acreditava que o mundo era todo feito por e para adultos, inclusive as coisas que diziam respeito às crianças. Isso, então, acabava por prejudicar a aprendizagem dos pequenos, que acontece de forma individualizada. A cultura ocidental, então, não respeitava essa individualidade.

Por isso, a educadora criou um método de educação centralizado na criança e que busca garantir que ela tenha autonomia e responsabilidade. Assim, os pequenos se tornam protagonistas da tarefa de aprender, até então conduzida e liderada por adultos em casa e na escola.

Quarto montessoriano: como ele é?

Um quarto montessoriano guarda severas diferenças em relação a um quarto tradicional para crianças. Em primeiro lugar, a cama deve ficar na altura do chão. Assim, a criança terá mais segurança e autonomia para se locomover pelo quarto e explorar seu próprio espaço.

Aliás, para auxiliar na fase em que os bebês estão engatinhando ou aprendendo a andar, é possível afixar barras de apoio nas paredes, semelhante às usadas por idosos e pessoas com algum tipo de deficiência,  para auxiliar.

Outro elemento importante de um quarto montessoriano, sem dúvida, é o espelho na altura dos olhos da criança. Desse modo, ela pode se reconhecer desde cedo. O espelho deve ficar preso à parede por meio de uma placa de MDF para evitar que, caso quebre, os pedaços possam causar algum acidente.

Fazem parte ainda os tapetes, que proporcionam experiências sensoriais e delimitam o espaço para as brincadeiras, além de um armário também da altura da criança. Assim, ela poderá sozinha escolher as próprias roupas, além de pegar e guardar os brinquedos que quiser sem a ajuda de um adulto.

Vantagens do quarto montessoriano

O quarto montessoriano favorece, desde cedo, a organização. Maria Montessori acreditava que a organização da vida material refletia na organização do pensamento. Esse movimento, no entanto, deve acontecer de forma autônoma, partindo do próprio indivíduo.

A possibilidade de explorar sozinha o ambiente desenvolve, ainda, a autoeducação. Afinal, o método montessoriano acredita que a criança já nasce com capacidade de aprender sozinha e pode se desenvolver por si mesma se inserida em um ambiente que favoreça esse processo.

A autonomia e a independência que a criança desenvolve com um quarto montessoriano vai torná-la também um indivíduo equilibrado, que possui empatia e que consegue se concentrar e respeitar a concentração do outro. Ainda, esse ambiente promove a criação de uma autoestima elevada e a capacidade de autocontrole para lidar com coisas e pessoas.

Agora você conhece as vantagens de um quarto montessoriano. Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então, continue de olho aqui no blog da Colil e siga-nos também no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *