Close

Blog

11 de outubro de 2021

3 dicas para montar um espaço lúdico na sua casa

espaço-lúdico
Confira 3 dicas para montar um espaço lúdico em casa. Foto: Reprodução/Envato

Você conhece os benefícios de ter um espaço lúdico em casa? Ele funciona como mais uma opção de entretenimento para as crianças, além do quarto. Além disso, também mantêm a casa mais organizada, visto que os brinquedos ficarão exclusivamente lá.

Ao mesmo tempo, é também um espaço seguro, pensado exclusivamente para as crianças. Assim, seu filho pode receber colegas e até parentes e ter um espaço exclusivo da casa para se divertirem sozinhos, tranquilizando os adultos.

São tantas vantagens que nós decidimos separar 3 dicas para você montar um espaço lúdico e poder aproveitar todas elas! Continue a leitura e confira!

1. Tenha em mente o objetivo do espaço

Um espaço lúdico tem como objetivo estimular a criatividade, a imaginação e proporcionar diversão para as crianças. Dessa forma, os detalhes do ambiente precisam ser pensados para esse fim.

Por exemplo, é interessante fazer uso de elementos multicoloridos, de forma a chamar a atenção dos pequenos e ser um convite para a brincadeira. Se estiver em dúvida, a própria criança pode ter o direito de escolha de como ela quer o ambiente onde passará boa parte do tempo. Cuidado, no entanto, para não exagerar no uso de cores vivas e deixar o espaço cansativo.

Ao mesmo tempo, é possível fazer uso de desenhos e estampas nas paredes, aumentando as possibilidades do cômodo.

2. Autonomia

Se o espaço lúdico deve ser um refúgio exclusivo para as crianças, é importante que ele garanta a autonomia delas. Desse modo, os brinquedos devem estar organizados, porém dispostos para que elas mesmas possam escolher com quais deles brincar.

Assim, nada de estantes altas ou compartimentos que necessitem da ajuda de um adulto. Aposte em cestos, mesas de diferentes alturas e nichos pela parede para garantir que os pequenos tenham acesso aos brinquedos com facilidade.

3. Segurança

A segurança das crianças também é fator fundamental na hora de montar um espaço lúdico. Além de oferecer autonomia sem gerar risco, o ambiente precisa ser o mais seguro possível para as brincadeiras, uma vez que as crianças devem ficar sozinhas no espaço.

Portanto, é preciso um cuidado especial ao pensar na mobília (prefira aqueles com pontas arredondadas), além do piso e iluminação. Assim, dá para utilizar cerâmica ou porcelanato com um emborrachado por cima, evitando escorregões mas, ao mesmo tempo, permitindo que o cômodo seja transformado com facilidade quando as crianças crescerem.

Já no que diz respeito à luz, a preferência deve ser sempre pela iluminação natural. Assim, o ideal é apostar em grandes janelas e cortinas que permitam um ajuste na entrada da luz. No entanto, também é preciso investir em iluminação artificial para os períodos noturnos. A indireta, no geral, consegue dar conta bem de garantir segurança e conversar com a decoração.

Ah: e procure esconder as tomadas. Uma dica simples é colocar os móveis na frente delas, evitando a exposição e possíveis acidentes. Outra solução é usar protetores e educar as crianças sobre os perigos da eletricidade.

Essas foram as nossas 3 dicas para você montar um espaço lúdico em casa. Quer mais conteúdos como esse? Então, continue de olho aqui no blog da Colil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *