Close

Blog

15 de novembro de 2021

Quer ter uma biblioteca particular? Veja como montar na sua casa!

biblioteca-particular
É possível ter uma biblioteca particular mesmo em ambientes compactos. Foto: Reprodução/Envato

Os livros são fonte de conhecimento e também uma excelente forma de entretenimento. Então, por que não ter sua própria biblioteca particular em casa?

Isso mesmo! Ainda que você tenha pouco espaço, é possível ter um ambiente com suas obras favoritas para revisitar sempre que puder, de maneira bem fácil. E, ao mesmo tempo, contribuir ainda com a decoração do lugar onde você mora.

Assim sendo, separamos aqui algumas dicas de como montar uma biblioteca particular. Continue a leitura do post e confira!

Cuidado ao escolher o espaço

Ter uma casa ou apartamento compacto não é desculpa para não ter uma biblioteca particular. Entretanto, é preciso escolher com cuidado o espaço que irá abrigar seus livros. Desse modo, prefira um cômodo com janelas, que permitam a entrada da luz natural e ventilação, o que vai ser muito importante para a conservação dos exemplares.

A iluminação natural ainda vai ser importante para você conseguir ler sem dificuldade durante o dia. Para a noite, é recomendada a utilização de uma boa iluminação artificial. Pontos de luz direta podem ser suficientes.

Aliás, lembre que sua biblioteca não precisa abrigar apenas os seus livros. Ela também pode ser um espaço de pesquisa, estudo e relaxamento. Então, precisa ser confortável e aconchegante.

Faça um inventário dos seus livros

Um cantinho da sua casa basta para sua biblioteca particular. Ela pode estar na sala, no quarto ou, até mesmo, ocupando apenas uma parede. Mas, para escolher com mais propriedade a área que pode abrigar sua biblioteca, é interessante fazer um inventário das suas obras.

Assim, você vai ter a noção exata da quantidade de livros que você tem e de que tipo de móvel será necessário para comportá-los: uma estante, prateleiras ou apenas alguns nichos. Dessa forma, você saberá também em qual área da casa você será capaz de colocá-los.

Tenha uma boa cadeira ou poltrona

Se você pretende aproveitar sua biblioteca particular ao máximo, é importante contar com uma boa cadeira ou até mesmo uma poltrona. Assim, você poderá ler de maneira tranquila e confortável por longas horas num cantinho preparado especialmente para você e por você.

Para quem não puder ter uma poltrona, uma cadeira de escritório com uma mesa pode funcionar. Até mesmo pufes. O importante é avaliar como você se sente melhor para praticar essa atividade tão prazerosa que é a leitura!

Como organizar sua biblioteca particular

A organização dos livros na sua biblioteca fica por sua conta e gosto. Você pode, por exemplo, organizar por ordem alfabética, gênero, área de conhecimento ou autor. Além disso, existem ainda a organização por cor da lombada dos livros, formando um degradê. Escolha qual tipo mais agrada e mãos à obra!

Agora você já sabe como montar uma biblioteca particular em casa! Quer mais conteúdos como esse? Então continue de olho aqui no nosso blog. Ah, siga-nos também no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *