Close

Blog

6 de dezembro de 2021

Conheça 7 tipos de cortina e escolha o melhor para seus ambientes

tipos-de-cortina
Conheça 7 tipos de cortina e escolha o melhor para seu ambiente. Foto: Reprodução/Envato

Mais do que apenas bloquear ou reduzir a entrada de luminosidade nos ambientes, os diferentes tipos de cortina também possuem papel importante na decoração do imóvel. Elas, inclusive, podem auxiliar na valorização do espaço.

Entretanto, entre modelos mais clássicos, modernos ou sofisticados, você pode ficar em dúvida sobre qual escolher. Por isso, nós preparamos esse post para você conhecer 7 tipos de cortina e fazer a decisão mais acertada!

1. Voal

A cortina voal é mais utilizada para fins de decoração. Isso porque ela conta com um tecido mais fino e uma certa transparência. Dessa forma, não bloqueia muito a luz. 

É indicada para ambientes que precisam de maior claridade durante o dia, como salas de estar. No entanto, se você quiser filtrar mais a quantidade de luz, é possível escolher modelos com duas camadas, especialmente se elas forem de tecidos diferentes.

A cortina voal é bastante leve e combina com uma decoração mais elegante.

2. Sarja

Esse é um modelo intermediário entre os tipos de cortina voal e blackout. A cortina sarja conta com tecido um pouco mais pesado que o linho e garante um bloqueio maior da luz, ainda que permita que parte dela entre no ambiente.

Muito versátil, está disponível no mercado em diversas cores e estampas. Desse modo, pode marcar presença em ambientes mais descontraídos, como o quarto de crianças.

Além disso, as cortinas de sarja em tons mais escuros conferem um toque mais sofisticado à decoração.

3. Blackout

As cortinas blackout são recomendadas para quem quer bloquear a entrada da luz natural por completo. Elas estão disponíveis em vários modelos e, apesar de possuírem uma potente função, podem ser delicadas como outros tipos de cortina.

Desse modo, você pode apostar em uma cortina blackout naquele espaço da casa que funciona como cinema ou até mesmo no quarto, se você gosta de dormir até tarde e não quer ser incomodado pela luz do dia.

4. Duofold

A principal característica desse tipo é a possibilidade diferenciada de abertura que ele oferece. Também conhecidas como top down, as cortinas duofold podem ser abertas tanto em cima, como embaixo.

Dessa forma, confere um aspecto mais moderno para o ambiente onde está presente. Uma dica é utilizá-las em escritórios, cômodos com grandes janelas e ambientes externos.

5. Painel

Essas cortinas são formadas por vários painéis que correm sobre um trilho. Elas se abrem lateralmente e, por isso, oferecem um efeito muito especial aos ambientes. Podem servir como divisórias de espaço ou, ainda, para cobrir janelas de vidro.

6. Rolô

O nome dá uma dica do funcionamento dessa cortina: ela pode ser enrolada e ficam bem discretas quando estão fechadas. Assim, são recomendadas para decorações minimalistas. Também podem ser muito úteis quando se quer uma cortina funcional, para fechar quando conveniente, mas sem atrapalhar a vista.

7. Romana

Esse tipo é estruturado com divisões horizontais. Ela garante uma maior privacidade e é bastante elegante, encaixando-se nos mais diferentes tipos de decoração.

Você acabou de conhecer 7 tipos de cortina. Esperamos que tenha ficado mais fácil escolher a sua! Quer mais conteúdos como esse? Então, continue ligado aqui no blog da Colil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *