Close

Dicas e novidades

14 de dezembro de 2021

Inovação: Colil dá início à concretagem do Edifício New Time

Procedimento deve durar cerca de 30 horas contínuas e conta com uma megaestrutura da engenharia

Primeira etapa da concretagem deve durar cerca de 30 horas contínuas

Um empreendimento transformador precisa de uma estrutura inovadora. Assim é o New Time, o segundo empreendimento da Colil Construções vocacionado para aluguel por temporada, que tem uma arquitetura única e exige, assim, um sistema de engenharia revolucionário. Sendo assim, com o pé no futuro, a construtora iniciou nesta terça-feira (14) a primeira etapa da concretagem do edifício, numa megaoperação que deve durar 30 horas contínuas, envolvendo tecnologia e mão de obra altamente qualificadas.

É a primeira etapa da laje de subpressão do segundo subssolo do Edifício New Time. A referida laje se faz necessária para conter a pressão hidrostática aplicada pela água presente no solo saturado, em casos como o do New Time, cujo seu projeto prevê um subsolo mais profundo – seis metros abaixo – do que o nível do lençol freático.

Equipe vem planejando esta etapa da obra há 90 dias

A obra se faz pioneira no estado por incluir a execução de uma parede de subpressão de 2,40m de altura, concomitantemente à execução da laje de subpressão, em um subssolo duplo, formando uma peça única, monolítica. “É um grande passo na engenharia, aqui em Maceió. Só hoje vamos lançar 400m³ de concreto nesta laje, com toda uma equipe multidisciplinar voltada para esta operação. Já estamos a noventa dias planejando esta etapa da obra, com o engajamento e entrosamento do pessoal das empresas envolvidas, para que tudo saia conforme planejado. A engenharia é exata, não pode haver falhas e é assim que trabalhamos, sem margem para erros”, disse o diretor da empresa Hugo Dâmaso.

Para garantir a impermeabilidade da laje e da parede, a empresa utiliza um aditivo cristalizante ao concreto, que em contato com a água cristaliza, impedindo infiltrações. É um procedimento que atende às normas da Associação Brasileira de Concreto (Ibracon) o que confere total segurança sobre a metodologia adotada.

Bomba-lança despeja concreto na área da laje

Para o engenheiro responsável pela obra, Johnson Pinto, este é um dia que ficará para a história da Colil. “Para mim este é o dia ‘D’! Foram meses de preparação, com uma equipe empenhada, aparelhos, tecnologias e parcerias que tem nos trazido a este resultado incrível. É a melhor experiência profissional que eu já vivi!  Eu já fiz lajes e paredes de subpressão separadas, ou feitas ao mesmo tempo, porém com uma parede de até 1,20m. Aqui nós ousamos e dobramos a altura da parede para 2,40m, fazendo uma peça monolítica de laje e parede de subpressão, com subsolo duplo! Imagina só que estamos, neste momento, 5 metros ‘dentro d’água’, construindo o alicerce de um prédio magnífico, como é o New Time, numa obra completamente seca, enxuta!!”, contou, entusiasmado.

New Time

O Edifício New Time está programado para ser entregue em dezembro 2023. Pertencente à Linha Design da construtora, ele impressiona pela sua arquitetura, com uma vista com 240° do mar, com esquadrias que vão do piso ao teto, proporcionando a menor interferência visual possível e a sensação de levitar sobre o mar da Pajuçara. A área de lazer também merece destaque entregando espaços comuns distribuídos por 7 dos 15 pavimentos que compõe o edifício.

Com todos os espaços bem aproveitados e especificações de alto padrão, o New Time terá apartamentos modelos studio e quarto/sala, variando entre 27,30m² e 110m². O empreendimento contará ainda com uma fachada ativa, com restaurantes e lojas, espaço kids, e área de jogos, além de uma academia e um spa. Outro grande diferencial do New Time e que o faz pioneiro é o restaurante localizado no rooftop, uma tendência mundial que agora chega ao estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *