Close

Blog

14 de março de 2022

Lazer para idosos: o que um bom condomínio deve oferecer?

lazer-para-idosos
Pensar no lazer para idosos é fundamental ao projetar um condomínio. Foto: Reprodução/Envato

A população idosa no Brasil cresce em ritmo acelerado. Por isso, conceitos como a acessibilidade passaram a fazer parte cada vez mais do dia a dia das construções. No entanto, não basta garantir o acesso: também é preciso assegurar que os condomínios oferecem lazer para idosos.

Portanto, para garantir mais qualidade de vida aos maiores de 65 anos do seu edifício, vamos apresentar agora o que um bom condomínio deve oferecer de lazer para idosos. Continue a leitura desse post até o final e confira!

Piscina adaptada

Uma piscina pode ser uma excelente opção de lazer para idosos. Além disso, eles podem aproveitar o espaço para a prática de atividades físicas dentro do condomínio, como a hidroginástica.

Para isso, no entanto, é necessário garantir o acesso e a segurança das pessoas da terceira idade nesse ambiente. Por isso, o ideal é contar com degraus, dispensando a escada metálica. Ao mesmo tempo, o acesso por meio de uma rampa também pode ser viabilizado. Isso vai ajudar, inclusive, que pessoas que fazem uso de cadeira de rodas possam usufruir da área.

Outra dica para garantir a diversão na piscina do condomínio é investir numa boa iluminação. Além de conversar com o paisagismo e agregar mais beleza e charme para a piscina, ela evita a ocorrência de acidentes, pois permite que todos possam enxergar as delimitações do espaço e a profundidade.

Espaço de convivência

Parte fundamental do lazer para idosos é garantir espaço para interação entre eles, evitando a solidão que é muito comum em quem tem essa faixa de idade e que pode desencadear problemas de saúde mental. Sendo assim, um bom condomínio deve apostar em espaços de convivência que possam ser usados por esse público.

Essas áreas devem contar com o máximo de conforto possível, com móveis e estofados que permitam a presença de idosos no local por bastante tempo. A ventilação também deve ser observada. O fundamental é garantir que o espaço seja convidativo e estimule os idosos a passar tempo interagindo. 

Salão de jogos adaptado

Quando se pensa em um salão de jogos no condomínio, pode ser que a primeira imagem que venha à mente seja de crianças e adolescentes aproveitando o espaço. Mas a área pode servir de lazer para qualquer faixa de idade, inclusive para idosos.

Dessa forma, é interessante contar com mesas para a prática de carteado e jogos de tabuleiro que são as preferências entre quem tem essa idade. Além disso, decorar ou separar uma parte do salão de forma que seja mais convidativa para os idosos também pode incentivar ainda mais a presença desse público no espaço.

Agora você sabe o que um bom condomínio deve oferecer com o intuito de garantir o lazer para idosos. Quer saber mais sobre os empreendimentos Colil? Clique aqui e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *