Close

Blog

7 de abril de 2022

Quando é hora de investir em um segundo imóvel?

Investir em um segundo imóvel pode ser uma ótima oportunidade para aumentar seu patrimônio, gerar renda extra ou até mesmo ter uma fonte de lazer. 

No entanto, é normal se questionar sobre quando é o momento certo para investir em um segundo imóvel. Afinal, muitas dúvidas surgem durante esse processo e por isso é necessário estar atento a muitas questões. Observar se o imóvel gerará rentabilidade e se tende a se valorizar com o passar do tempo são apenas alguns pontos a serem analisados. 

Está pensando em investir em um segundo imóvel, mas ainda não sabe se o momento é adequado? Confira esse texto e veja as considerações que trouxemos. 

O primeiro imóvel já está quitado 

Um bom indicativo de que a ocasião é adequada para investir é a quitação do primeiro. Isso porque não haverá um comprometimento da sua renda com parcelas altas, o que facilita muito caso você tente um financiamento. 

Caso o seu primeiro imóvel seja financiado, o término do financiamento também é um bom indicativo para a compra do segundo imóvel.

Uma vez que, o valor que era pago mensalmente ficará ”livre”. Sendo assim, investir pode ser uma excelente alternativa para não deixar que o dinheiro se perca nas contas do dia a dia. 

Além disso, com o primeiro imóvel quitado, o seu segundo pode se tornar uma renda extra por meio da locação. Em caso de financiamento, a locação faz com que o imóvel se pague, pois o dinheiro do aluguel pode ser usado para pagar as parcelas, não comprometendo a renda fixa familiar. 

O segundo imóvel pode ser uma fonte de lazer 

Caso as parcelas do imóvel caibam tranquilamente no seu bolso, sem a necessidade de locação ou caso o segundo imóvel seja comprado à vista, utilizar a propriedade como uma fonte de lazer é uma possibilidade. 

Para isso, é necessário analisar, no entanto, opções que disponham de lazer completo no condomínio, que fiquem bem localizados, próximos à praias, restaurantes, praças, pontos turísticos e outros equipamentos de lazer

Perspectiva de valorização 

Outro ponto importante a ser analisado antes de comprar o segundo imóvel é o quanto aquele bem tende a se valorizar. Sabemos que, no geral, imóveis são investimentos rentáveis que vão sendo valorizados com o passar do tempo. 

No entanto, algumas questões podem impactar diretamente na valorização ou desvalorização do bem e precisam ser analisadas antes de você efetuar a compra do seu segundo imovél. 

A localização, por exemplo, é algo a ser considerado antes da compra. Afinal, é necessário analisar se o bairro onde o imóvel está localizado é um bom bairro, com infraestrutura, se possui a prestação de serviços básicos como abastecimento de água, saneamento básico, abastecimento de energia elétrica, abastecimento de gás, telefonia, internet e outros serviços extremamente necessários no dia a dia. 

Além disso, é preciso observar a perspectiva de crescimento da região, se existe a possibilidade da chegada de novos empreendimentos como supermercados, escolas, faculdades etc. Tudo isso faz com que o seu segundo imóvel ganhe mais valorização com o passar do tempo. 

Gostou das dicas? Então não deixe de conferir as opções de apartamentos que a Colil tem para quem pretende investir em um segundo imovél. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *