Close

Blog

24 de Maio de 2022

O que um bom escritório em casa precisa ter?

Desde que os casos de coronavírus começaram a se espalhar pelo mundo, muitas empresas adotaram o regime home office. Assim como muitos profissionais liberais também passaram a atender de casa, de forma on-line. Entre mudanças e adaptações, surgiram questionamentos como “o que um bom escritório em casa precisa ter?” 

Mesmo com a flexibilização dos decretos que suspendiam parte das atividades empresariais e comerciais, diversas empresas e profissionais optaram por seguir trabalhando de casa. Considerando que, essa forma de trabalho traz inúmeras vantagens. 

Mas não é porque seu espaço de trabalho fica em casa que ele pode ser desorganizado ou inapropriado para as suas atividades, não é mesmo? Por isso, no texto de hoje trazemos algumas dicas para melhorar o seu escritório em casa. Leia até o final e confira tudo! 

Espaço específico para trabalho 

Trabalhar de casa exige o dobro de concentração e de atenção. Isso porque, por estarmos em um ambiente familiar, podemos nos distrair com tarefas cotidianas do lar ou ainda com nossos filhos e familiares. Sendo assim, reservar um espaço especificamente para um escritório em casa é essencial para que as tarefas do dia a dia não se misturem e nem se acumulem. 

Nesse sentido, é ainda mais importante que o espaço seja um pouco mais reservado e, sobretudo, próprio para as suas atividades laborais. Então, já sabe: nada de trabalhar da mesa de jantar, do sofá da sala ou de qualquer outro espaço que não seja apropriado. 

Ter um espaço específico para suas atividades profissionais é importante também para que você não tenha a sensação de estar sempre ocupado, uma vez que sua casa passa a ser também o seu ambiente de trabalho. 

Além disso, é importante seguir uma rotina com horários definidos para começar e terminar o turno e não levar atividades de casa para dentro do escritório. Dessa forma, você evita que as atividades se confundam e delimita o tempo certo para cada coisa. 

Móveis apropriados 

Ter um escritório em casa passa também por ter móveis apropriados. Afinal, não dá para passar seis, sete ou oito horas do dia trabalhando em um espaço desconfortável, que pode até mesmo te trazer problemas de saúde. 

Por isso, é importante investir em uma mesa com altura adequada, além de uma cadeira confortável e de preferência ergonômica, para garantir uma posição adequada durante as suas atividades, prevenindo lesões e incômodos.

Outro ponto importante é o espaço para armazenamento de objetos e documentos, já que trabalhar em um ambiente desorganizado diminui a produtividade e dificulta o dia a dia. Sendo assim, invista em gaveteiros, prateleiras, armários, quadros de aviso e outros apetrechos que permitam uma melhor organização do espaço. 

Mas atenção! Nada de superlotar o ambiente com móveis. Tenha em mente que um escritório em casa precisa permitir uma circulação tranquila e, acima de tudo, tem que ser confortável e funcional.

Iluminação  

Não dá para pensar em um ambiente de trabalho confortável sem pensar em uma boa iluminação, considerando que trabalhar em um ambiente bem iluminado aumenta a disposição e a concentração, além de evitar dores de cabeça e problemas na visão. Sendo assim, invista nesse item para o seu escritório em casa!

Se for possível, aproveite a luz natural, reservando espaços próximos às janelas para ser o seu ambiente de trabalho. Invista também em luminárias, para o caso de precisar trabalhar à noite, e adeque a voltagem das lâmpadas ao tamanho do ambiente.

E se você está em busca de um imóvel que pode ser seu lar, mas também abrigar o seu ambiente de trabalho, confira os empreendimentos da Colil Construções. Com certeza, nós oferecemos um que é perfeito para o que você procura! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *