Close

Blog

5 de junho de 2022

Dia do meio ambiente: conheça 3 ações sustentáveis da Colil

A preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais recorrente. São inúmeros os eventos, congressos e conferências que têm o objetivo de discutir soluções para diminuir o impacto das nossas ações no ecossistema. 

Pensando nisso, em 1972 a ONU criou o Dia do Meio Ambiente, com o intuito de conscientizar a opinião pública para valorizar os recursos naturais.

Sabendo da importância desses recursos, a Colil Construções sempre prezou pela valorização e a conservação da natureza.

Justamente por esse motivo criou e segue criando ações que tem como base a sustentabilidade. Dessa forma, é possível notar o reflexo dessas atitudes em cada empreendimento construído.

Se você quer conhecer um pouco mais das ações sustentáveis da Colil Construções, confira esse texto até o final! 

1.Projeto Alagoas Mais Verde 

Em uma iniciativa pioneira, a Colil foi a primeira empresa privada em Alagoas a assinar o termo de adesão ao projeto Alagoas Mais Verde. 

O projeto, criado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (Ima-AL) tem o objetivo de promover ações que visam à diminuição das taxas de poluição.

Possibilitando benefícios à população e ao meio ambiente, através arborização e da recuperação de áreas degradadas, com plantios de mudas nativas.

Criado em 2016, o projeto inicialmente era uma parceria apenas entre entes públicos como o IMA e as prefeituras dos diversos municípios alagoanos.

A partir do ano de 2021, com a adesão da Colil, o projeto se estendeu também para empresas do setor privado que se preocupam com o meio ambiente e com a sustentabilidade. 

Dessa forma, em 2021 o projeto atingiu a incrível marca de um milhão de mudas plantadas em todo o estado de Alagoas.

Uma iniciativa extremamente necessária e que mostra o comprometimento da Colil com o nosso bioma, para além da data simbólica do Dia do Meio Ambiente. 

Do Fim Para o Início 

Ainda pensando em ações que celebrem o Dia do Meio Ambiente cotidianamente, a Colil Construções criou a ação “Do Fim para o Início”.

Ela tem o objetivo de diminuir os transtornos que geralmente são causados durante a construção de uma obra de grande porte, que muitas vezes incomodam quem transita próximo à construção. 

A ação tem o objetivo de “inverter” a obra, começando pela parte externa do empreendimento, como as calçadas e canteiros.

Dessa forma, a Colil inicia o projeto já pensando em minimizar os transtornos causados pela produção de resíduos e de materiais durante a fase da obra. 

Com isso, a Colil tem iniciado os empreendimentos com tapumes charmosos, já entregando  as calçadas dos empreendimentos, com toda sinalização e projeto paisagístico.

São ações simples, mas que fazem toda a diferença para a comunidade local de cada empreendimento. 

2. Projeto Gentileza Urbana 

O projeto social e ambiental “Gentileza Urbana “ é mais uma ação que mostra o comprometimento da Colil Construções com a sustentabilidade, que vai além de apenas celebrar o Dia do Meio Ambiente. 

A ação consiste em levar impactos positivos para o entorno onde cada empreendimento da empresa se instala.

Com o lançamento do edifício New Time, a Colil Construções criou também um projeto para requalificar parte da orla da Pajuçara, onde o empreendimento ficará localizado e compreenderá o espaço próximo ao porto de Maceió. 

O projeto entregará um espaço democrático e contará com área para a prática de esportes, praça de alimentação, playground, entre outros equipamentos públicos.

Além disso, contará com um projeto paisagístico e que visará à integração do cenário natural com a parte urbana. 

3. Projeto Praia 10 Lixo 0 

Pensando em celebrar o Dia do Meio Ambiente no ano de 2022, a Colil aderiu no final do mês de maio ao projeto “Praia 10 Lixo 0”

O projeto tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo nas praias do estado. É uma iniciativa da Organização Arnon de Mello e visa a realizar uma série de ações para lembrar a população sobre a necessidade da preservação dos mares. 

A adesão ao projeto faz parte das ações da campanha Colil Valoriza, lançada em 2021 pela empresa, que tem o objetivo de valorizar os mais diversos segmentos do nosso estado por meio de ações sociais e ambientais. 

Além de tudo isso, a Colil também se preocupa com o meio ambiente em cada empreendimento que constrói. Pensando, por exemplo, na utilização de energia limpa, economia de energia e muito mais. 

Para conhecer a fundo essas e outras ações da Colil Construções, acesse o nosso site e acompanhe as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *