Close

Blog

20 de novembro de 2023

5 dicas para avaliar a qualidade do acabamento

qualidade-do-acabamento
Foto: Reprodução/Envato

Na hora de comprar um imóvel, são vários os pontos que precisam ser analisados. Um deles é a qualidade do acabamento. E se o imóvel em questão é de alto padrão, o cuidado deve ser ainda maior. 

Por isso, a Colil Construções separou 5 dicas para avaliar a qualidade do acabamento no imóvel que você está adquirindo. Continue a leitura até o final e confira.

1. Analise a qualidade dos materiais

A utilização de materiais de baixa qualidade ou de procedência duvidosa no acabamento resulta em uma vida útil menor do serviço. Consequentemente, alguns problemas podem aparecer e exigir manutenção antes do que se espera para um investimento de alto padrão.

Desse modo, assegure no momento da compra, junto à construtora, a qualidade dos materiais empregados no acabamento. Pergunte quais marcas foram ou serão utilizadas durante o trabalho. 

Além disso, dedique uma atenção especial aos pisos, já que eles são o revestimento que mais sofre desgaste e precisam ter qualidade elevada.

2. Confira a forma como o acabamento foi colocado

Ainda que o material utilizado no acabamento seja de primeira qualidade, se ele for colocado de maneira equivocada, pode também apresentar problemas antes do tempo.

Portanto, é importante conferir de que forma o serviço de acabamento foi executado. No caso do porcelanato, por exemplo, basta dar algumas batidas com a mão no revestimento: se ouvir um barulho oco, é sinal de que possivelmente não foi utilizada argamassa suficiente na aplicação da peça.

3. Verifique se o material é adequado ao ambiente

Cada ambiente exige um tipo de acabamento diferente. Áreas úmidas, como cozinha e banheiro, por exemplo, exigem um tipo de revestimento e aplicação diferente das áreas secas. 

No caso específico do banheiro, além de não ficar exposto à umidade, o material do acabamento não deve ser escorregadio. Esse cuidado irá evitar que ocorra acidentes. 

4. Observe quinas e rodapés

Na hora de avaliar a qualidade do acabamento, as quinas e rodapés exigem atenção especial. Eles são fundamentais no quesito estético do apartamento e ainda protegem paredes e revestimentos do desgaste.

Observe, então, se os rodapés estão bem alinhados e se há excesso de massa nas quinas.

5. Veja se a pintura foi feita de maneira correta

Outro detalhe do imóvel que você deve conferir com atenção é a pintura. Uma forma de conferir com segurança se ela foi bem feita é fechando as janelas do ambiente e posicionando a luz da lanterna do celular na direção da parede. Você vai poder perceber a existência de ondulações e falhas na pintura, o que não deve ocorrer em um imóvel de alto padrão.

Você acabou de conferir 5 dicas para avaliar a qualidade dos acabamentos. A aquisição de um imóvel, especialmente o de alto padrão, é um investimento alto. E por isso, ele precisa ser aplicado em um empreendimento que garanta excelência na qualidade do trabalho entregue, incluindo os acabamentos. 


A Colil Construções é reconhecida no mercado da construção alagoana pela qualidade e inovação que entrega. Conheça o Urban, nosso mais recente lançamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *