Galeria de arte em casa: 5 dicas para montar a sua
Ter uma galeria de arte em casa é uma forma incrível de expressar sua personalidade e deixar o ambiente mais sofisticado e acolhedor.
Se você sempre sonhou em ter uma coleção de obras de arte em sua casa, mas não sabe por onde começar, a Colil preparou este post especialmente para você! Aqui, reunimos 5 dicas essenciais para você montar a sua própria galeria em casa. Então, continue a leitura até o final e confira.
1. Escolha o local
Em primeiro lugar, para montar sua galeria de arte em casa você deve escolher o local ideal para abrigá-la. Opte por uma parede que seja ponto focal da casa: pode ser a que fica acima do sofá ou a de frente para a sala de jantar. As paredes do corredor ou da sua escada também podem servir.
As paredes do quarto são uma opção se, por exemplo, você sente o desejo de ter a galeria mais para sua própria apreciação e para a criação de uma sensação de bem-estar, que para ser vista por visitas.
2. Defina quais obras farão parte
Escolher as obras de arte que farão parte da sua galeria fica a seu critério. Você pode definir um tema, como, por exemplo, arte abstrata, cultura local, ou fazer um mix. Fotos de uma ou mais viagens é mais um tema possível para a galeria.
3. Atente-se às proporções
Se a parede onde você for criar sua galeria tiver algum móvel, como o sofá ou uma mesa de jantar, siga a regra dos terços: dois deles devem ser preenchidos pelas obras da galeria, enquanto o outro fica preenchido pelo móvel.
A composição deve estar afastada pelo menos 25 centímetros do encosto, no caso do sofá. E não necessariamente as obras devem estar dispostas levando em conta o centro do móvel: há várias disposições e modelos de organização que funcionam.
4. Faça um teste no chão
Antes de sair pendurando as obras de arte na parede, faça um teste no chão. Teste diferentes organizações para os quadros e molduras até encontrar uma que você goste.
Depois, faça uso de uma fita métrica para medir o espaço entre cada quadro para ter uma disposição equilibrada. Faça leve marcações na parede para não haver erros na hora de pendurar ou fixar os quadros.
5. Aposte em elementos para complementar
Alguns elementos podem complementar a sua galeria de arte em casa. Prateleiras flutuantes, por exemplo, podem ser ideais para sustentar esculturas e fazer uma composição mista com os quadros. Plantas pequenas também podem contribuir na composição da sua galeria.
Essas foram as 5 dicas que separamos para você montar sua galeria de arte em casa. Quer mais conteúdos sobre decoração? Confira outros posts aqui do blog da Colil Construções.
