Close

Blog

12 de abril de 2021

Valorize o meio-ambiente: 4 atitudes sustentáveis para o dia a dia

Confira 4 atitudes sustentáveis para incorporar no dia a dia. Foto: Reprodução/Unsplash

Cada vez mais o discurso da sustentabilidade está presente no dia a dia. No entanto, muita gente ainda considera as atitudes sustentáveis algo distante de ser praticado na rotina. Embora os recursos naturais do planeta precisem ser preservados desde já, muitos ainda desconhecem como podem contribuir com o meio ambiente por meio de pequenas ações.

Dessa forma, para ajudar a fazer sua parte na proteção da natureza, separamos aqui 4 atitudes sustentáveis que você pode começar a colocar em prática agora mesmo no seu cotidiano. Confira agora!

Evite desperdiçar alimentos

Na hora de fazer seu prato, coloque porções menores e, se continuar com fome, repita a refeição. No entanto, evite colocar grandes quantidades e depois jogar os alimentos no lixo ao ver que não conseguirá consumir tudo. 

Essa é uma atitude que pode parecer muito simples, mas que ajuda bastante na redução do desperdício e dos gastos com supermercado. Além disso, é bom lembrar que um consumo mais consciente evita uma produção acima da necessidade e, consequentemente, os gastos com água que envolvem a agricultura e a pecuária.

Outra dica nesse sentido é cozinhar comida suficiente para mais de um dia e guardar o que não vai ser consumido no momento em potes de vidro na geladeira. Dessa forma, você também reduz o consumo de gás.

Reduza o uso do carro

Essa é uma atitude que oferece vários benefícios. Em primeiro lugar, a redução do gasto com combustível. Consequentemente, a redução da poluição do ar, pois você vai contribuir ativamente na redução da queima de combustíveis fósseis. Além disso, priorizar a locomoção a pé ou de bicicleta vai ajudar também a sua saúde, pois você estará movimentando o corpo e reduzindo o sedentarismo.

Uma alternativa é procurar morar em uma boa localização, que fique perto de mercados, farmácias, padarias, escolas e do seu trabalho. Assim, você pode eliminar o uso do carro nessas tarefas mais rotineiras.

Separe o lixo reciclável

Além de estar entre as atitudes sustentáveis, que colaboram com a preservação do meio ambiente e a diminuição da poluição, separar o lixo reciclável também promove a geração de emprego e renda. Isso porque muitas pessoas vivem da coleta seletiva e da reciclagem feita por cooperativas e associações.

Desse modo, você pode promover o uso de apenas dois cestos diferentes de lixo em sua casa: um para o lixo orgânico e outro para o lixo seco (papel, plástico, vidro e alumínio). Essa simples ação já proporciona uma grande diferença!

Economize energia elétrica

Com a grande variedade de aparelhos eletrônicos que surgem a cada dia, o consumo de energia elétrica também cresce. Para gerar essa energia que você usa em casa, são utilizados métodos poluentes em maior ou menor grau, como as usinas termelétricas e hidrelétricas.

Portanto, procure consumir energia de forma consciente. Uma dica é investir em imóveis com grandes janelas, que proporcionam o uso da iluminação e ventilação natural. 

Essas foram algumas atitudes sustentáveis que separamos para você colocar em prática no dia a dia. Para mais dicas e curiosidades, siga a Colil no Instagram @colilconstrucoes. Ah, e continue de olho no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *