Close

Blog

28 de junho de 2021

Como estimular autonomia em crianças: 4 mudanças para seu apartamento

como-estimular-autonomia-em-crianças
Saiba como estimular autonomia em crianças através das nossas dicas. Foto: Unsplash/Reprodução

Muitos pais hoje se preocupam sobre como estimular autonomia em crianças. Afinal, os pequenos possuem, desde muito cedo, uma agenda cheia de tarefas e atividades. Além disso, os pais acabam passando muitas horas fora de casa, possuindo um contato muito restrito com os filhos.

No entanto, você sabia que pequenas mudanças no seu apartamento podem ajudar seu filho a desenvolver a independência desde pequeno? São medidas simples, mas capazes de contribuir bastante com a formação e o desenvolvimento saudável das crianças.

Dessa forma, vamos apresentar agora 4 mudanças que você pode aplicar aí no seu lar e que vão ajudar a estimular essa autonomia nas crianças!

1. Móveis na altura dos pequenos

Os chamados móveis montessorianos são grandes aliados num desenvolvimento autônomo de crianças. Eles são móveis que ficam na altura dos seus filhos, permitindo que eles façam sozinhos, desde muito cedo, diversas atividades pelo apartamento.

O método montessoriano propõe que qualquer ajuda desnecessária se transforma em um obstáculo para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, os pequenos podem assumir algumas responsabilidades e atividades sozinhos, desde que lhes sejam dadas as condições necessárias pelos adultos.

Portanto, os móveis projetados seguindo essa filosofia envolvem mesas e estantes que permitem dispor acessórios e brinquedos aos filhos, sem a ajuda dos pais. Aliás, há alguns itens desse tipo de mobília, como escrivaninhas, que podem ter altura ajustada de acordo com o crescimento da criança.

Outro cuidado que se faz necessário nesses móveis e em qualquer outro é evitar quinas, optando sempre por pontas arredondadas, evitando acidentes.

2. Afixar barras pelos cômodos

Para auxiliar na locomoção das crianças pequenas pela casa, outra mudança bastante útil é afixar barras de apoio pelos ambientes. Para os bebês que estão dando os primeiros passos, sem dúvida, serão um auxílio importante, permitindo que eles descubram o local onde vivem com segurança.

3. Espelhos na altura da criança

Outra mudança que encoraja a autonomia em crianças é instalar espelhos na altura delas pela casa. Assim, elas se tornarão capazes de se reconhecer como indivíduos e não como uma extensão da mãe desde muito cedo. 

Desse modo, vai se tornar bem mais fácil e menos traumático incluir aquela criança em situações onde ela não terá a companhia dos pais, como a escola.  

4. Brinquedoteca adaptada e que estimule a criatividade

Para auxiliar a autonomia de crianças, especialmente as que vivem em apartamentos, os condomínios também podem ser parceiros e possuir essa preocupação já na planta. A Colil, aliás, trabalha dessa forma, proporcionando esse cuidado com o desenvolvimento dos pequenos.

O edifício Porto Lligat, por exemplo, conta com uma brinquedoteca que estimula a imaginação das crianças com toda segurança. Assim, no espaço existem cantinhos como o recanto casinha da vovó, toca do índio, sala de aula e até um mini-mercado.

Tudo isso é entregue com mobiliário na altura das crianças, muito colorido, que permite que elas façam diversas atividades sozinhas, estimulando ainda o toque e a sensibilidade.


Agora você já sabe como estimular autonomia em crianças por meio de 4 mudanças no seu apartamento! Portanto, chegou a hora de adaptar seus ambientes para permitir um crescimento ainda mais saudável para os pequenos! Quer outras dicas como essa? Então continue de olho aqui no blog e siga-nos no Instagram: @colilconstrucoes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *