Close

Blog

20 de dezembro de 2021

Como diminuir o calor no apartamento? Confira 5 dicas!

como-diminuir-o-calor
Saiba como diminuir o calor em seu apartamento. Foto: Reprodução/Envato

Maceió é conhecida por ser uma cidade de temperaturas elevadas durante praticamente todo o ano. Por isso, quem mora aqui está sempre querendo saber como diminuir o calor em ambientes fechados.

Afinal, nosso clima pode ser ideal para aproveitar um dia de praia ou piscina, mas não para quem precisa trabalhar ou estudar no dia a dia.

Se é o seu caso, nós vamos ajudar! Reunimos aqui 5 dicas para diminuir o calor e ter mais bem-estar dentro de casa. Continue a leitura e confira!

1. Promova a circulação do ar

Em primeiro lugar, para manter o apartamento arejado, é preciso garantir a circulação de ar dentro dele. Para tanto, mantenha portas e janelas abertas sempre que possível. Isso vai permitir uma renovação do ar, fazendo com que o ar quente não permaneça preso no interior do imóvel.

Aliás, os ventiladores são parceiros nessa missão. Especialmente, se você colocá-los de frente para a janela: isso garante que o ar quente não entre no ambiente por ela. Você também pode colocá-los no alto, porque é lá que o ar quente costuma se acomodar.

2. Coloque plantas no interior do apartamento

Elas dão todo um charme à decoração e ainda trazem a natureza mais pertinho de você. Mas os benefícios da presença de plantas no interior do apartamento não param por aí: elas também ajudam a diminuir o calor!

Isso acontece graças ao processo natural de respiração delas, que libera água. Dessa forma, acabam deixando o ar mais úmido e, consequentemente, seu apartamento mais fresco.

3. Prefira cores claras

As cores escuras absorvem mais calor. Portanto, invista em elementos de cor clara dentro do seu apartamento. Isso vale para paredes, estofados e até mesmo objetos de decoração.

No entanto, um item especial que deve ser de cor clara para auxiliar na manutenção de uma temperatura agradável é a cortina. Afinal, elas ficam junto das janelas e da passagem de ar. 

Assim, usar cortinas de cor escura pode fazer com que o calor que vem do exterior se acumule nela. Isso acontece especialmente no momento do dia em que a luz do sol bate diretamente.

4. Evite ligar vários eletrodomésticos ao mesmo tempo

Boa parte dos aparelhos que fazem parte da nossa rotina precisam ser ligados na tomada em algum momento. Outros, como as TVs e os ventiladores, só funcionam quando estão conectados a ela.

Entretanto, você já deve ter percebido que, quando um eletrodoméstico está em funcionamento, conectado à tomada, ele fica quente. Agora, imagine manter vários aparelhos desse tipo ligados ao mesmo tempo em um ambiente fechado: eles irão liberar bastante calor e contribuir para elevar a temperatura do espaço.

Dessa maneira, evite ligar vários eletrodomésticos ao mesmo tempo dentro do apartamento. Sem dúvida, você vai conseguir reparar na diferença que essa atitude simples vai causar. Além disso, sempre que não estiver usando, retire o aparelho da tomada: essa medida também contribui para economia de energia elétrica.

5. Conforto térmico nas paredes

Os imóveis da linha Select e Premium da Colil Construções contam ainda com um diferencial na hora de diminuir o calor no apartamento. São as paredes com conforto térmico: técnicas e materiais aplicados que garantem o equilíbrio da temperatura dentro do cômodo. Essa técnica é útil, principalmente, em imóveis e cômodos voltados ao lado poente. Assim, seu apartamento fica com uma temperatura agradável a qualquer hora do dia. 

Essas foram as nossas 5 dicas de como diminuir o calor no apartamento. Quer receber conteúdos como esse diretamente no seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *