Close

Dicas e novidades

14 de outubro de 2023

Nascente ou poente: Como a planta perfeita deve se encaixar neste dilema?

Especialistas dão dicas de como usar as novidades do mercado para ter mais conforto térmico e acústico nos imóveis.

Arquitetas destacam soluções para deixar ambientes confortáveis

Na hora de escolher um imóvel, surge a questão: poente ou nascente? Os imóveis poentes, reconhecidos por receberem mais incidência solar durante o dia, tradicionalmente foram considerados uma opção menos atrativa e, muitas vezes, com preços mais acessíveis em comparação aos nascentes. No entanto, hoje, graças às inovações na construção civil e na arquitetura, essa percepção não deve mais influenciar a escolha.

A arquiteta Laís Rocha, do escritório Laís & Aline Rocha Arquitetura, destaca que a orientação solar de um imóvel não deve ser o único critério de decisão. Ela enfatiza: “Antes de descartar um imóvel pela orientação solar, é fundamental considerar cuidadosamente todos os aspectos. As tecnologias disponíveis na construção civil e as mudanças no estilo de vida atual nos permitem tirar o melhor proveito dessas unidades que, por muito tempo, foram subestimadas em empreendimentos”.

Laís está certa em ponderar essa questão, visto que o mercado já entendeu as necessidades do consumidor e dificilmemte uma construtora experiente irá conceber um projeto arquitetônico que coloque as unidades totalmente voltadas ao poente. Temos assim as chamadas unidades laterais, que levam sol diretamente em paredes cegas, sem abertura e o com tratamento térmico necessário para que o conforto no lar seja garantido.

“A diversidade de soluções disponíveis atualmente torna obsoleta a ideia de descartar um imóvel com base apenas em sua orientação solar”, afirma Laís. “A arquitetura e a construção civil contemporâneas oferecem oportunidades que nos permitem aproveitar ao máximo cada localização”.

Assim sendo, é essencial que os compradores estejam atentos ao projeto do empreendimento e observem se ele é realmente poente ou lateral. Além e disto, priorizar apartamentos cujo as superfícies contenham conforto térmico faz muita diferença.Técnicas modernas, como mantas de Espuma de Polietileno Expandido (PEBD) ou placas de drywall com lã de vidro, são altamente eficazes tanto na proteção térmica quanto acústica, estão em alta no mercado e ajudam a manter as temperaturas equilibradas nos ambientes.

Aline Rocha, seguindo a mesma linha de pensamento de Laís, ressalta que a valorização de um imóvel vai além da sua orientação solar. “É possível criar um projeto perfeito ao considerar a identidade dos moradores. Deve ser personalizado e exclusivo, indo além da orientação solar. O conforto é fundamental e deve incluir comodidades como churrasqueira, cervejeira e adega, além de acabamentos de alta qualidade, como pisos, louças e portas que estejam alinhados com as tendências do mercado.”

Pé direito alto, nascente, vistas incríveis, vidraças grandes, cozinhas integradas ou privativas. Seja qual for a sua necessidade ou o seu sonho, a planta perfeita existe sim! Ela é sua, é do seu jeito. O que importa agora é encontrar o empreendimento perfeito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *